sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A classificação Européia de carros.

Primeiro de tudo essa classificação, é cultural não há uma regulamentação, ela é subjetiva pode se dizer de cada região, essa classificação eu conheci numa viagem que fiz a trabalho na Nova Zelândia, a empresa era uma autorizada da oceania, para grandes marcas, Ferrari, BMW, Mercedes, Lotus praticamente todos os carros muito caros e que demandam uma atenção especial em reparos e manutenção.
Não preciso dizer que a classificação usada era a européia, ja que a Nova Zelândia faz parte do Reino Unido, e metade dos funcionários eram italianos, apaixonados pelo que faziam, foi com eles que aprendi essa digamos "classificação" então vai lá:

1) Hipercarros
2)Supercarros
3)Esportivos
4)Luxo
5)Off Roads
6)os demais que não entram nessa classificação.

Bom dito isso é hora de dar nome aos bois e especificar: 

1)Hipercarros, carro feito sem qualquer concessão de desempenho e luxo, nesse quesito só há um carro que pode ocupar o cargo por vez, é o que eles chamam de "concorde moment" o Concorde foi um avião muito caro de altos custo feito somente pra quem poderia pagar, e que jamais ocorrerá outro projeto igual, com tanto luxo e sofisticação, dentro dessa filosofia já se enquadraram, Ferrari Enzo, a Mercedes McLarem SLR , e nos dias atuais o irretocável Bugatti Veyron (Carro de série mais rápido do mundo).

2)Supercarros, carros de auto desempenho, feitos com os melhores materiais e processos diponíveis, pra otimizar o prazer de dirigir em alta velocidade e desempenho, o luxo aqui não é o foco e sim uma coincidência, e podemos citar, Ferrari 458, a McLaren 548, e a nova Lambo Aventador, são exemplo claros de supercarros, não existe nada de plástico nesses carros, só a corriqueira fibra de carbono, muito leve e forte, e quase que eu esqueci o especialista máximo nessa área o Paganni Zonda.

3)Esportivos, carros de auto desempenho, mas sem grandes cuidados com conforto e materiais aqui o que importa é sensação o prazer de dirigir, aqui a briga começa pois ha muitas divergências e marcas revindicando ser supercarros mas que são apenas esportivos, mas a maior de todas são das fabricas americanas que insistem em classificar seus carros um degrau acima, mesmo tendo plastico como material mais usado, e tapete de feltro ainda em seu interior, como maior exemplo temos, Corvette, Dodge Viper, e o Ford Mustang e GT 40, são os maiores exemplo disso, por fora são inacreditavelmente belos, de desempenho superior muitas vezes aos europeus, mas o interior pobre e sempre mau acabado, com plástico e materiais baratos e que pegam fogo rápido.

4)Luxo nesse quesito acho que não poderia dizer mais nada além de Rolls Royce, Bentley, Jaguar e Mercedes, em pensar que quando a Rolls Royce foi fundada sua meta era concorrer com a Cadillac, que por motivos óbvios não esta nessa lista, ou seja muito plástico e materiais baratos em um carro luxuoso não dá.

5)Off Road, esse quesito é meio mau interpretado, mas pra ser claro, é um carro de luxo pra qualquer terreno, infelizmente só ha um fabricante nesse quesito, que é a Land Rover, ai você me diz e o Porsche Cayenne? Amigo aquele é um carro travestido de off road, de jeito nenhum aquele carro encara o que uma Land Rover faz sem nem esquentar o motor, o cara que compra esse carro no meio das pessoas que entende do assunto, e tido como o idiota que tem muito dinheiro e nenhuma inteligência, jogadores de futebol, bicheiros e traficantes adoram o Cayenne.

Daqui pra frente vem o resto, e pra falar a verdade não interessa, uma manada de carros baratos e maus feitos, que num da nem pra classificar, mas se você quiser manda ver, eu mesmo não me importo.Ha só mais uma coisa, não perca seu tempo escrevendo, que eu esqueci, alguma marca, essa classificação é subjetiva, e superficial somente de exemplos, não há como catalogar tudo até porque eu nem cheguei aos clássicos ainda, mas isso é assunto pra outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário